Apresento aqui algumas ideias para uma rede ferroviária, que poderão ser úteis.
O objectivo principal é ligar as cidades Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, e potenciar a estação de TGV em Braga. No entanto deve-se também potenciar infra-estruturas já existentes ou projectadas com a passagem da rede, por exemplo ligar os dois pólos da Universidade do Minho, AvePark, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, novo Hospital Universitário central de Braga e o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia. Seria também óptimo se fosse possível a rede "entrar" nas cidades, oferendo mobilidade local.
Conjugando as ideias anteriores, concebi uma rede estrelar centrada em Braga, pelas seguintes razões:
- A estação de TGV situar-se-à nesta cidade.
- As relações entre Braga e as restantes cidades são mais fortes do que as outras entre si, excluindo talvez entre Famalicão e Guimarães.
- Geograficamente fica no centro do eixo conjuntamente com Famalicão, o que permite uma melhor eficiência da rede.
- É a capital de distrito, o que lhe confere alguma centralidade e oferta de serviços que eventualmente as outras não possuem.
- Com uma rede estrelar o utente para se deslocar a outra paragem que não da sua linha, basta deslocar ao centro da estrela e a apanhar a respectiva linha, fazendo no máximo uma muda de linha.
As linhas fora cidade, dado à existência de alguma ruralidade, deverão ser rápidas, possuindo via própria e reservada, com poucas paragens.
Deparamos agora com a necessidade de um veiculo que seja rápido fora das cidades, mas que ofereça grande mobilidade nas cidades, e se preciso comporte-se como um eléctrico. Este problema foi ultrapassado nas cidades europeias (Estrasburgo, Bordeaux, Hannover, etc) com a nova gerações de Tram's (movidos a electricidade). Os novos Tram's são veículos versáteis e ecológicos, podem-se considerar metros no centro da cidade (quando circulam em túneis e com grande frequência), como eléctricos quando circulam pelas ruas, ou ainda comboios urbanos-rápidos (light-rail) em linhas dedicas (normalmente com uma velocidade máxima de 80km/h).
Por fim, que tipo de linha utilizar? A linha de Braga a Famalicão é de bitola Ibérica, mas com a adaptação para TGV passará para bitola standard, logo penso que será boa politica a rede ser em bitola standard.
O mapa representa as linhas, com a adição de duas linhas, a Verde e a Ciano que as justificarei mais tarde (já vai longo este texto).
A linha Vermelha vai de Guimarães até ao HUCB, no mapa está representada do AvePark até ao HUCB. Uma vez que a Câmara de Guimarães já tem um corredor reservado, no seu concelho, e o desconheço, optei por representar apenas o trajecto mais óbvio até ao AvePark, do AvePark até Guimarães existem várias alternativas, mas certamente a CMG já tem a sua escolha.
Nome : Paragens (estações ou apeadeiros)
- Linha Vermelha: Guimarães->...->AvPark->Lamas->Grundig->Estação de Comboios Braga->Campo da Vinha->Avenida Central/Senhora a Branca->Rodovia/S. Tecla->Complexo desportivo da rodovia/Rotunda das piscinas->Universidade do Minho/L.I.I.N->HUCB.
- Linha Amarela: Famalicão -> todas as actuais paragens do comboio -> Estação de Comboios Braga->Campo da Vinha->Avenida Central/Senhora a Branca->Rodovia/S. Tecla->Complexo desportivo da rodovia/Rotunda das piscinas->Universidade do Minho/L.I.I.N->HUCB.
- Linha Azul: Estação de comboios e central de camionagem de Barcelos -> Tamel (no IPCA) -> Galegos -> Pousa/Martim -> Sequeira -> Ferreiros (actual do comboio) -> Estação de Comboios Braga->Campo da Vinha->Avenida Central/Senhora a Branca->Rodovia/S. Tecla->Complexo desportivo da rodovia/Rotunda das piscinas->Universidade do Minho/L.I.I.N->HUCB.
Trajecto a cinzento: actual linha de comboio (singular e não electrificada).
Trajecto rosa: linhas do TGV.