quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Teatro Romano

A directora da unidade de Arqueologia da Universidade do Minho disse hoje que as escavações que levaram à descoberta do teatro romano da Bracara Augusta permitem afirmar que Braga possui um monumento único em Portugal e no noroeste peninsular.

Manuela Martins refere que apesar de ainda so estarem concluidas metade das escavações, a descoberta vai ser levada até a comunidade cientifica internacional. Sobre o futuro do monumento Mesquita Machado afirmou que as escavações devem continuar e podera ser analisada uma candidatura a um financiamento comunitario.
Mesquita Machado acrescentou que o municipio quer mais elementos cientificos antes de tomar uma opção.
Em resposta a Mesquita Machado, a directora da Unidade de arqueologia da Universidade do Minho diz que faz todo o sentido avançar para reconstrução do teatro romano e dar-lhe uma utilidade publica.
A decisão já não é cientifica mas sim politica.

in Antena Minho.

Apoio totalmente a directora da unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, reconstruir o teatro romano e dar-lhe utilidade publica. Mas, para um melhor enquadramento deve-se destruir os edifícios adjacentes. Braga tem que salvar, a todo custo, o que resta da antiga Bracarae Avgvste. Porque não é apenas um edifício, é a herança deixada pelos nossos antepassados, faz parte de nós, e se for bem aproveitado será o orgulho das gerações vindouras.