quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Roteiro Braga 96/97 - Anseios

Eis alguns anseios das freguesias bracarenses em 96/97 no livro "Roteiro Braga 96/97" da "A Nossa Terra":

Celeirós: "Saneamento para toda freguesia; construção das variantes de ligação da auto-estrada à cidade; complexo desportivo da junta; despoluição do rio Este; criação de uma creche; mais meios financeiros".

Cividade: "Regularização da rede de abastecimento de água; recuperação das termas na colina da Cividade; continuação da recuperação da zona histórica; conclusão do Museu D. Diogo de Sousa".

Maximinos: "Construção de uma escola primária; construção da variante da auto-estrada; criação de zonas verdes; criação de centro de dia para idosos".

Real: "Pavilhão gimnodesportivo; construção de uma piscina; recuperação do Convento de S. Francisco; Cobertura dos campos de ténis e ginásio; Arranjo do Largo Vieira Gomes; Construção de uma rua por detrás da rua Costa Gomes; tratamento dos espaços verdes".

S. Lázaro: "Acesso ao bairro Imaculada Conceição; recuperação do rio Este, zona histórica dos Galos e ribeira; Iluminação pública; criação de um gimnodesportivo; melhoramentos no tanque da Regueira; conclusão da igreja da Qt. da Capela; conservação e restauro da fonte do Ídolo".

S. Vicente: "Escola primária; escola pré-primária; abertura de novas vias para melhoria de trânsito; melhoramento da rede de saneamento".

S. Victor:" O.T.L. para crianças do ensino primário; polidesportivo nas Enguardas; reconstrução total da escola Duarte Pacheco, Sete Fontes e do B. da Alegria; ecoponto nas escolas; Mais espaços verdes; limpeza do rio Este".

Sé: "Melhorar os espaços verdes; construção de uma escola/jardim de infância; construção de equipamento desportivo nas urbanizações das Parretas e Quinta das Hortas".

O grande anseio da altura na maioria das freguesias rurais era o saneamento básico e o abastecimento de água. Já as freguesias urbanas de então ansiavam por mais espaços verdes e a recuperação do rio Este. Nesta altura o vale de Lamaçães era maioritariamente campos agricultas. Até hoje a cidade cresceu bastante, mas os espaços verdes diminuiram.

Agora o anseio do presidente da Câmara Municipal:
"Sempre as mesmas. Isto é, a Câmara a que presido não utiliza os períodos eleitorais para trabalhar afincadamente na defesa do bem estar dos bracarenses. Estamos sempre em campanha. Continuaremos, pois, essa filosofia. Mas, entretanto, 1997 já está no nosso pensamento e por isso a Câmara, com os olhos no futuro, continua o seu trabalho tendo sempre no pensamento o progresso bem estar dos bracarenses."

Dez anos depois e os anseios continuam os mesmos, é verdade! Naturalização do rio Este, descongestionamento do trânsito da cidade, mais espaços verdes, ...