domingo, 18 de novembro de 2007

Exemplo de Sophia Antipolis. E Braga?



Sophia Antipolis é uma cidade tecnológica francesa criada em 1969. Localiza-se a Sudoeste de Nice, ocupando 2300 hectares. Hoje, as 1260 empresas tecnológicas instaladas empregam mais de 25911 trabalhadores. É um caso de sucesso!
A cidade criada de raiz, com o propósito de ser cidade tecnológica, foi pensada ao detalhe, desde a sua localização, construção de equipamentos desportivos (campos de golf, zonas desportivas, etc) e culturais, universidade, acessibilidades, parques verdes, entre outros equipamentos para que seja uma verdadeira cidade. Ler mais no website da cidade.

Em Portugal construir uma estrutura desta envergadura, por parte do governo, está fora de questão, a não ser que seja nos arredores de Lisboa. Na verdade, até existe uma estrutura semelhante a esta em Portugal, mas com muito menos qualidade e não foi criada de raiz. A sua localização não é de espantar, ou seja, arredores de Lisboa, concretamente em Oeiras.

Olhando agora para a nossa cidade. Construir uma Sophia Antipolis é impensável. Mas, criar zonas adjacentes à cidade para a instalação de empresas tecnológicas é perfeitamente possível. Não é necessário criar um mega parque (a não ser que haja procura que o justifique), mas também não podemos enveredar por minúsculos parques, como alguém propôs para a Quinta dos Peões.
A possibilidade de criar este tipo de infraestrutura não está confinada às instituições públicas, os privados também podem, e devem. Em tempos, não sei se ainda existe ou até se chegou a existir oficialmente, foi criada a TechValley. A TechValley era constituida pela Câmara Municipal de Braga, Associação Industrial do Minho e várias empresas da região. Tinha como objectivo criar um parque tecnológico em Braga. Pergunto agora, o que é feito deste projecto?