segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

TUB - Novas viaturas MAN HOCL-NL

O Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Braga anunciou que a empresa TUB adquiriu mais 5 viaturas MAN HOCL-NL (para quem for ao website da MAN procurar na secção dos chassis). Concordo com a renovação da frota.
Mas o que me faz escrever este post não é acerca da aquisição mas sim acerca dos velhos veículos. Será possível guardar um veiculo, por cada modelo, para lembrança futura? Não devemos cometer os erros do passado, desfazendo totalmente de peças que tiverem um papel importante na nossa sociedade. Seria óptimo construir um museu da industria e transportes em Braga. As peças poderiam ser doadas pelas várias empresas industriais, em vez de enviarem as suas velhas máquinas para a sucata, e os veículos em fim de vida, como os velhos autocarros da TUB. Seria um museu bastante lúdico. E antes que me chamem de louco, abram os olhos e olhem para lá da província, existem vários museus da industria e de transportes na Europa que assim nasceram. Na Alemanha são aos "potes".
Na maioria das vezes quer-se criar um museu mas não se tem obra para mostrar. Mas neste caso existe obra, falta é vontade.