terça-feira, 11 de setembro de 2007

Tram

Bordéus
Bordéus é uma cidade francesa com 230 600 habitantes e cerca 996 000 habitantes na sua área metropolitana.


Bordéus, 1995, a cidade encontra-se estrangulada pelo transito rodoviário, o sistema de transporte público de autocarros não responde às necessidades da população. Face a este problema o presidente da câmara, Alain Juppé, inicia o projecto que viria revolucionar a cidade de Bordéus. E oito anos depois, após alguns entraves, é inaugurado o "Tramway de Bordeaux". "A revolutionary fervour has taken possession of Bordeaux" (edição de Dezembro de 2002, Tramways & Urban Transit).

As três linhas do eléctrico cobrem a maioria das principais zonas da cidade e arredores e cruzam-se no centro da cidade. Para evitar os problemas do eléctrico viajar conjuntamente com os transportes rodoviários, foram criadas vias reservadas, nas avenidas ou em vias próprias, para o eléctrico, já no centro dado as ruas serem estreitas, foram cortadas ao transito rodoviário e transformadas em áreas pedonais e vias do eléctrico. Em média a cada oito minutos passa um eléctrico numa dada estação, e diariamente trasnporta cerca de 110 000 passageiros. O eléctrico de Bordéus possui um sistema revolucionário de alimentação, o "Ground-level power supply", que elimina a necessidade dos cabos eléctricos alimentando-se através de uma linha no solo. Esta solução permitiu o eléctrico transitar no centro histórico sem provocar impacto visual. O veiculo em si, além de confortável e prático, é do tipo chão baixo, distanciando do chão cerca trinta centímetros (modelos recentes possuem cerca de 18 cm), o que permite facilmente a entrada/saida fora das plataformas de pessoas com problemas motoras, grávidas e idosos.
Além dos ganhos em eficiência, sem atrasos, e conforto no transporte de passageiros, o eléctrico revitalizou e potenciou as zonas de influência, especialmente o centro, em todas as vertentes, desde o comércio, qualidade de vida, estética da cidade, diminuiu a poluição, aumentou o número de pessoas em transito, turismo, cultura, aumentou a captação de investimentos, criação de postos de trabalho indirectamente, etc.

Este projecto de sucesso está a ser seguido pelas cidades francesas Angers (151 279 habitantes e 270 000 na área metropolitana), Reims (187 206 habitantes e 291 735 na área metropolitana) e Orléans (113 126 habitantes) que também estão a introduzir o eléctrico. Mas não foi apenas o eléctrico de Bordéus a fazer sucesso, nas últimas duas décadas inúmeras cidades médias europeias, e mesmo algumas grandes, estão a adoptar este sistema, e com sucesso garantido. Hannover, Estrasburgo, Antuérpia, Bruxelas, Helsínquia, Nantes, Nice, Rouen, Saint Etienne, Le Havre, Grenoble, Roma, Bilbau, Valência, Alicante, Zagreb, Bonn, Karlsruhe, Bielefeld, Colónia, Estugarda, ... são cidades que se potenciaram ainda mais com a introdução da nova geração de eléctrico.